segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Apresentação

A intenção deste blog é tornar mais conhecida as particularidades de mais uma moto chinesa que, assim como tantas outras, é motivo para muita polêmica e desconfiança. Pretendo utilizar da minha experiência como proprietário para tentar trazer à luz alumas questões referentes à qualidade, durabilidade e intercambialidade das peças com marcas mais tradicionais em nosso mercado. Com o tempo, espero poder constatar o que é fato e desmistificar o que é puro preconceito.

Tenho escutado muita coisa negativa a respeito do produto. Muito do que as pessoas me dizem, nas sua maioria, faz referência à qualidade dos materiais empregados na fabricação, à disponibilidade de peças de reposição e ao valor de revenda. Acredito que a qualidade não é a prioridade para os fabricantes que ofertam motos dessa categoria, mas tenho fé que a economia que se faz ao adquirir essa moto pode compensar a despesa com a substituição dos itens mais importantes que porventura venham a sofrer dano ou desgaste prematuro. Sei que o fato desse modelo ser vendido na Nova Zelândia, Austrália, Argentina (Keller), Alemanha e Suécia (Defenda) não faz dele um produto superior, mas, ao menos, pode significar que tem uma qualidade aceitável diante dos R$12.000,00 (preço sugerido). O tempo dirá se estou sendo otimista ou ingênuo demais.

É oportuno dizer que a condição de aquisição da minha moto, em particular, aconteceu de uma forma um tanto quanto diferenciada. A oportunidade (gosto de pensar assim) surgiu em decorrência da dificuldade de uma concessionária da marca em conseguir vender a última unidade deste modelo, visto que permaneceu à espera de interessados de 2012 (não sei em que mês) até dezembro de 2013.
Devido à sua exposição a intempéries (tomando sol e chuva na frente da loja), assim como os plásticos apresentavam ressecamento, é possível que alguns retentores e itens de borracha tenham sido prejudicados, mas nada que, a princípio, seja aparente. Portanto, caso algum desses itens apresentem problemas prematuros, pode ser que seja em decorrência deste fator. O motor, apesar do funcionamento 100% regular, isento de qualquer barulho anormal e contar com boa compressão, apresentou, ainda nas primeiras horas de uso, a produção de uma fumaça branca pelo escapamento. Algumas causas foram levantadas, como: retentores de válvula ressecados ou cilindro arranhado (por oxidação na sua parede). A moto foi entregue hoje (13.01.2014) à assistência para identificação da causa e posterior reparo.

Em suma, a moto que servirá como base para o blog é uma Shineray XY250GY-2, também conhecida simplesmente como X2, ano e modelo 2012, comprada na concessionária Beijing, em Salvador, no meado de dezembro de 2013. Apesar do ano de fabricação, foi adquirida 0Km. A utilização está restrita a trilhas, apenas, sem participação em qualquer tipo de competição.

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